Faz algum sentido que uma empresa exista apenas para fazer dinheiro e enriquecer os seus acionistas?
Faz algum sentido que as empresas existam numa correria de vendas apenas para fugir ao medo do seu contrário, não vender?
Faz algum sentido que se empreenda um negócio só para ganhar à concorrência, para ficar bem perante os outros?
Faz algum sentido que uma empresa exista sem saber porque existe para além dos números, sem missão?
Faz algum sentido que uma gestão de topo comande os destinos de uma empresa sem o foco na realização do propósito?
Faz algum sentido que uma empresa exista sem propósito?
E o que é o propósito?
Que é isto da realização do propósito?
Uma empresa deve existir, com o seu negócio, de produtos ou serviços, com a intenção de satisfazer uma necessidade ou de desenvolver a humanidade.
O propósito é o que a empresa se propõe fazer além portas e, caso o realize, caso consiga levar a cabo esse propósito, então, sim, gera valor internamente, gera riqueza dentro de portas.
A riqueza é consequência da realização do propósito.
O sucesso material da empresa é consequência do sucesso na realização do propósito.
É isso que está a suceder com a Mistura Singular e este trimestre sentimos isso em todas as dimensões, desde as materiais às emocionais, quer individualmente, cada um de nós, quer enquanto empresa.
O nosso propósito é fazer evoluir as empresas parceiras através do método de gestão que praticamos.
Realizar o nosso propósito é realizar um upgrade da empresa parceira e o nosso valor vem exatamente dessa valorização da empresa.
Se realizamos o propósito, a empresa parceira cresce e nós crescemos também, em valor material, valor comportamental e satisfação.
Sem realização do propósito, nada feito!
No nosso caso, sem o propósito realizado, já teríamos ficado pelo caminho.
Hoje damos os Parabéns à Tupai.
É o momento de felicitar a Tupai, empresa industrial em Águeda, felicitando os seus acionistas e todos os colaboradores, que desde finais de 2012 aceitaram o nosso método de gestão, aceitando envolver-se connosco.
E como realizamos o nosso propósito, 9 anos depois temos uma Tupai forte e muito mais valorizada.
Agora, realizado o nosso propósito, finalizamos a parceria.
É assim, quando fazemos as coisas bem na vida podemos finalizar com a consciência de dever cumprido. É assim na vida da empresa como na vida de cada um.
Que cada um realize o seu propósito na vida e poderá um dia finalizar-se em paz!
Felicidades.
José Miguel MM